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estamos perto dos anos 10 e já é possível fazer algumas considerações sobre esta década que chega ao fim. sem medo de ser óbvia, a principal delas é que a atitude feminina amadureceu. se no começo do século o importante era ser jovem, agora a menina virou mulher. para ilustrar esta evolução, uso as incríveis campanhas da dior.

 

dior

spring 02

 

meninas recém-saídas da infância, com o corpo ainda em formação e carinha de criança, invadiram o consciente coletivo nos primeiros anos desta década. todas com o sonho de ser gisele — símbolo máximo da geração. e todas vendendo o sonho da juventude eterna — busca incansável de quem não faz parte da tal geração. o valor da atitude jovem estava acima da atitude rica. tanto que a diretora de marketing (maite souquet) disse, na época da campanha acima: “gisele é o símbolo perfeito do rejuvenescimento da marca dior”. la bündchen tinha 22 anos. não foi a primeira ad da brasileira para a marca, mas com certeza é a que mais traduz o zeitgeist em questão.

 

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já no meio da década, os primeiros sinais de amadurecimento da feminilidade começavam a ficar evidentes. kate moss, com então 31 anos, simboliza a transição. apesar dela ser sempre contemporânea, é o rosto dos anos 90 for-ever. esta ad vem antes do bafo da cocaína e, ao contrário de marcas como chanel e burberry, a dior manteve o contrato com kate. a campanha precede também a atitude radical de algumas grifes, como miu miu e ysl, que tiveram como ad-girls kim basinger (51 anos, na época) e isabelle hupert (53 anos, então).

 

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as canadenses jessica stam (21 anos) e coco rocha (19 anos) estrelam a atual campanha da dior. respectivamente nas 4a e 5a posições do termômetro models.com, elas ainda são meninas, mas a atitude é de mulheres mais velhas do que elas. com referência nos anos 20, as imagens são sóbrias e a atmosfera é oposta à criada nas fotos de gisele. a partir daqui, é possível ter uma base do que virá nás próximas coleções. por isso, fica a dica: ladies, não precisam mais se entupir de botox… maturidade roxxx!

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